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O RECEBIMENTO DO ESPIRITO E OS DONS

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DETALHES

Autor(es) APPARECIDO ALCISO MAGLIO
Editora Z3 EDITORA
Categoria(s) Vida Crista
Páginas 160
Tamanho 14x21 cm
Código Z3 64615
ISBN 9788582830444

SINOPSE

O autor apresenta de forma abreviada a promessa do Espírito no Antigo Testamento, discutindo a doutrina do apagamento do Espírito até o retorno do Espírito no Novo Testamento através de Jesus Cristo.
Analisa o recebimento do Espírito em Atos, por diferentes grupos. Como há duas passagens (Samaria e Éfeso) onde a recepção é após a aceitação da fé, o autor analisa essas passagens como casos especiais daqueles momentos históricos.
Faz uma exegese de 1 Co 12.13, argumentando que aí se trata do mesmo batismo com o Espírito Santo expresso em outras passagens do Novo Testamento e que se uma pessoa não tem esse batismo não pertence ao corpo de Cristo, portanto, ainda não passou pelo novo nascimento, a conversão. Argumenta que o verdadeiro crente, que passou pelo novo nascimento, é batizado com o Espírito Santo. Portanto, não defende que conversão e batismo com o Espírito Santo sejam experiências distintas. Há sim, experiências posteriores na vida cristã saudável, mas se trata de aprofundamento e crescimento na vida espiritual. Destaca que o Batismo com o Espírito é uma experiência única (ocorre uma vez), mas o enchimento do Espírito deve ser contínuo na vida cristã.
Passa sobre os dons espirituais, examinando diferentes listas nas epístolas do Novo Testamento. Divide os dons em dons ministeriais (apóstolo, profeta, pastores e mestres) e dons carismáticos. Analisa principalmente o ministério apostólico e o profético que "lançaram os fundamentos" (Ef 2.20) e foram iluminados sobre a compreensão do mistério de Cristo (Ef 3.5) e ninguém pode lançar outro fundamento, 1 Co 3.11. Faz diferença entre o profeta ministerial (exercido por alguns)e o karisma de profecia (que todos podem exercer), com base em 1 Co 12.29 comparado com 1 Co 14.31.
Mostra também a necessidade, não somente de busca dos dons, mas a necessidade do fruto espiritual na vida cristã e a santidade que o Espírito Santo opera no crente que se consagra.

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